ANNA COSTA E SILVA

MINIBIO

Anna Costa e Silva nasceu em 1988 no Rio de Janeiro, onde vive.

É artista visual e diretora. Seu trabalho acontece nas interseções entre artes visuais, cinema, performance e práticas relacionais.

Trabalha a partir de situações construídas entre pessoas, que propõem reformulações dos tecidos sociais e afetivos tendo o encontro como principal matéria. Passa seus dias num híbrido de arte-vida, dormindo na casa de pessoas desconhecidas e conversando antes de dormir, oferecendo companhia, pensando sobre possibilidades de estar em lugares de consumo e não consumir e perguntando como as pessoas existem. Seus projetos acontecem em algum campo sem nome, nas interseções entre artes visuais e cênicas, cinema e práticas relacionais.

Mestre em Artes Visuais pela SVA, NY, recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística e American Austrian Foundation Prize for Fine Arts.

Entre 2014 e 2018, realizou 10 exposições individuais, entre elas “Assíntotas” na Caixa Cultural, “Ofereço Companhia” na Galeria Superfície, “Púrpura” uma experiência móvel pela cidade do Rio de Janeiro e “Éter” no Centro Cultural São Paulo, selecionado para a Mostra de Exposições. Participou de exposições coletivas como “Unânime Noite” no Contemporary Art Center, Vilnius, curadoria de Bernardo de Souza, “Art In Odd Places”, NY, curadoria de Nicolás Estevez Rocio Aranda-Alvarado e Jody Wainberg, “O que vem com a aurora” na Casa Triângulo, SP, “Encruzilhada” no Parque Lage, curadoria de Bernardo Mosqueira e “Abre Alas” na A Gentil Carioca. Foi artista residente no Phosphorus, SP, na School of Making Thinking, NY e na Salzburg Academy, Austria.

Tem trabalhos em coleções públicas e particulares, entre elas o Museu de Arte do Rio. Começou sua trajetória dirigindo curtas metragens premiados, exibidos em 40 festivais pelo mundo e trabalhou como assistente de direção para diretores como Cacá Diegues, Jorge Durán e Marcos Prado. Dirigiu as séries documentais “Olhar” para o Canal Arte1 e “Os Ímpares” para o Canal Curta!.

 

LINKS

annacostaesilva.com